11 3151 5685    |     site@aplacom.com.br    |    11 99654-8026

  • Home
  • Dúvidas Frequentes

Dúvidas Frequentes

O que são bactérias?

São microorganismos unicelulares, que se reproduzem através de divisão celular. Utilizam material orgânico como fonte de energia e podem ser encontrados praticamente em qualquer ambiente.

As bactérias do Trato Gastro Intestinal têm bastante influência em nosso bem estar. O intestino contém duas vezes mais bactérias do que todas as células existentes no corpo humano e nos adultos este número é de aproximadamente 100 trilhões.

As bactérias são perigosas?

Normalmente não. Na verdade, muitas contribuem positivamente para o crescimento e o desenvolvimento normal do ser humano, porém existem algumas que são prejudiciais, causam infecções e até mesmo doenças. Estas são conhecidas como bactérias patogênicas.

O que são Probióticos?

Probióticos são bactérias saudáveis que quando ingeridas em quantidades suficientemente altas, promovem efeitos benéficos. A maioria dos probióticos contém as bactérias dos gêneros Lactobacillus e Bifidobactérias.

Há séculos essas bactérias têm sido muito utilizadas em iogurtes e em outros produtos lácteos fermentados. Os probióticos ajudam na manutenção, no reforço do equilíbrio intestinal o que aumenta a imunidade e é fundamental para a boa saúde.

Se quiser ler mais sobre este assunto, clique aqui.

O que são Prebióticos?

São algumas fibras indigeríveis no intestino humano e por isso, são utilizados como fonte de energia para o crescimento e o metabolismo de certas bactérias. Podemos dizer que o prebiótico é o “alimento” do probiótico.

O que são Simbióticos?

São suplementos alimentares, resultado da associação de probiótico com prebiótico.

Saiba mais

Alimento funcional

Considera-se funcional aquele alimento ou nutriente que além de nutrir, gera benefícios para a saúde de quem o consome. Eles são divididos em alimentos funcionais tradicionais e fortificados. Os tradicionais são aqueles nos quais se reconheceu um determinado componente útil para a boa saúde e os fortificados são obtidos com o acréscimo de bactérias probióticas, vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Em muitas regiões, probiótico é o alimento funcional mais conhecido e aceito pela Indústria.

Quem precisa adicionar probióticos à sua dieta?

Pessoas que apresentam sintomas de desequilíbrio na flora intestinal e na vaginal. Exemplos comuns destas situações são diarreia, constipação, indigestão, disbiose vaginal e intestinal. Salientamos que o uso de antibióticos ou medicamentos que podem afetar de maneira adversa o equilíbrio da flora tem seus efeitos negativos amenizados com o uso de probióticos. Quando há presença destes sintomas, a melhor forma de determinar a necessidade do uso do probiótico é consultar um profissional da saúde.

Como os probióticos agem sobre a saúde do ser humano?

Auxiliando o equilíbrio do sistema gastrintestinal. Quando ele está equilibrado, as bactérias benéficas e as patogênicas estão em quantidades compatíveis. Note que este equilíbrio é tênue e se altera sob influência de doenças, má alimentação, condições de higiene, estresse e infecções. Nessas situações a ingestão de complexos probióticos será benéfica.

Que dosagem de probióticos deve ser ingerida?

Esta resposta depende do caso individual e da avaliação de médico ou nutricionista. Numa abordagem simplista e assumindo que se trata de manutenção de equilíbrio já saudável, doses diárias variando entre 2.5 e 10.0 bilhões de UFC são recomendadas.

Existem efeitos colaterais?

De modo geral não, porém, em função do padrão de desequilíbrio na flora intestinal, alguns pacientes poderão ter desconforto abdominal e gases no inicio do tratamento. O mecanismo que provoca esta situação ainda é desconhecido, porém, com a persistência do tratamento, esses sintomas logo desaparecem.

Os probióticos devem ser armazenados sob refrigeração?

Sim. É recomendável que eles sejam armazenados sob refrigeração para que se preserve ao máximo a sobrevida dos ingredientes.

Existem cepas que são mais resistentes do que outras, porém, estudos demonstram que probióticos armazenados a temperatura ambiente começam a perder potência de forma significativa a partir de um ou dois meses de exposição. Isso explica por que muitos probióticos vendidos no comércio não contêm as mesmas quantidades de microorganismos viáveis que são especificadas no rótulo.

O Controle de Qualidade do Klaire Labs entende que a potência está intimamente ligada ao controle de temperatura e umidade na armazenagem e que esses fatores são cruciais para garantir a máxima sobrevida dos microorganismos.

É por isso que recomendamos o armazenamento de probióticos sob refrigeração.

Como posso ter certeza de que os probióticos que adquiro são efetivos?

Antes de falar sobre as respostas ao tratamento com probióticos, é preciso saber se a dose ingerida foi suficiente para gerar efeitos benéficos. Além disto, é importante que o produto tenha cepas estáveis, seguras e efetivas. Uma forma de confirmar isso é pesquisar se o fornecedor é confiável e se disponibiliza documentação que comprove a qualidade do produto.

Para se obter efeito benéfico do tratamento com probióticos é essencial que os produtos tenham, no mínimo, concentrações de um bilhão (1x 109) UFC/dose até o prazo final da validade. Essa informação está no rótulo ou na embalagem do produto.

Onde Estamos    Fale com a gente
    • Onde Estamos

      Av. General Ataliba Leonel, 93 / 56
      São Paulo/SP – Brasil

      Horário de Atendimento
      Seg – Sex: 08h00 – 12h00
      Seg – Sex: 13h30 – 18h00

    • Fale com a gente

      Telefone: 11 3151 5685
      Whatsapp: 11 99654-8026
      E-mail: site@aplacom.com.br
    • Newsletter

      É médico ou profissional da saúde? Inscreva-se e receba nossas novidades.